Siga nossas redes sociais
Logotipo - Economia de Caxias fecha primeiro trimestre de 2023 com alta de 4,1% | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Economia de Caxias fecha primeiro trimestre de 2023 com alta de 4,1% | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Desempenho

Economia de Caxias fecha primeiro trimestre de 2023 com alta de 4,1%

Indicadores foram divulgados pela CIC e CDL nesta quinta-feira (4) 

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Denise Borges/CIC de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A economia de Caxias do Sul registrou crescimento de 5,2% no mês de março, em comparação com fevereiro, depois de três meses consecutivos de queda. O desempenho positivo fez com que o resultado do trimestre apontasse aumento de 4,1% e de 6,1% em relação a março de 2022. O acumulado dos últimos 12 meses também registrou alta: 2,9%. Os números do desempenho da economia local foram divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) nesta quinta-feira (4).

Por setores, na relação entre março e fevereiro, o levantamento indica índices de crescimento de 5,8% na indústria e de 8,7% nos serviços, mas retração de 2,6% no comércio. No acumulado do ano, o comércio cresceu 12,4%, os serviços, 17,1%, enquanto as atividades da indústria retraíram em 5,8% de janeiro a março.

"Um dos pontos que explicam o incremento de março, é que janeiro e fevereiro são meses com menores dias úteis, férias e menos atividades", explicou o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC, Tarciano Mello Cardoso.

Avaliação mais detalhada do comportamento da indústria aponta que em março houve crescimento de 14% em horas trabalhadas, 6,4% em vendas e 34,2% em massa salarial na comparação com fevereiro deste ano. Índices de queda foram registrados nos itens "utilização da capacidade instalada" (- 4,5%) e "compras industriais (- 10,2%)".

A vice-presidente de Comércio da CIC Caxias, Idalice Manchini, mencionou que os empresários estão encarando o cenário com "otimismo silencioso".

"A gente sabe que está crescendo, que está melhor do que no ano passado, mas não sabemos o que vem pela frente. A gente tem dúvidas entre investir ou não", observou Idalice.

Mercado externo

As exportações cresceram 35,2% em março na comparação com fevereiro, e as importações, 4,9%, fazendo com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse desempenho positivo de 168,4% no período. No acumulado de janeiro a março deste ano, a alta no saldo da balança comercial de Caxias ultrapassa os 120%. Nos últimos 12 meses, foram registrados US$ 289 milhões de saldo na balança comercial caxiense.

Os principais países de onde se originam as importações locais são China, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Japão. Já os países de destino das exportações são Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e México. Máquinas e aparelhos são as mercadorias mais importadas, enquanto material de transporte predomina nas exportações.

Comércio

O assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, voltou a valorizar o que chama de resultados de longo prazo, com índices expressivos de crescimento em relação aos verificados em 2022. O economista também chamou atenção para os sucessivos aumentos na inadimplência como um freio para a alta das vendas no varejo local.

"Se compararmos com o mesmo período do ano anterior, temos um aumento de 6% na inadimplência, o que nos preocupa, porque esse dado interfere de forma direta nos resultados da nossa economia. O volume de inclusões de débitos cresceram 19,53% no comparativo entre os meses de março e fevereiro deste ano, enquanto que as exclusões de débito da base apresentaram expansão de 7,84%. Isso significa que temos mais pessoas entrando na base de não pagadores do que os consumidores que estão conseguindo quitar seus débitos", contextualizou.

Cleber Figueredo, coordenador de Tecnologia e Inovação da CDL Caxias, lembra que o fato de março não contemplar datas comemorativas de grande apelo comercial ajuda a explicar os resultados tímidos do período. Entretanto, segundo o coordenador, os meses de abril, com a Páscoa, e principalmente maio, com o Dia das Mães - segunda principal data para o varejo -, devem impulsionar as vendas no primeiro semestre.

Leia mais:
Câmara de Caxias aprova projeto para instituir Dia de Ogum
Violência contra a mulher é tema de exposição na Câmara de Caxias do Sul
Hugo Cantergiani, em Caxias, registra alta de 111% no número de passageiros
Codeca abre processo seletivo para atender escolas municipais em Caxias
ExpoBento apresenta novidades e agenda de shows

Tags:

Desempenho economia Caxias do Sul fecha primeiro trimestre 2023 alta de 4,1% CIC CDL